O que e?

A glutamina ou L-glutamina e o aminoacido mais abundante no corpo humano. Trata-se de uma das moleculas que forma a proteina necessaria para nutrir e reparar tecidos diversos (pele, unha, musculos, orgaos).

Mas a substancia tambem realiza varias outras funcoes no organismo. Para se ter ideia, ela promove o transporte de amonia e nitrogenio entre os tecidos, mantem o equilibrio entre acido/basico, alem de contribuir para a absorcao dos nutrientes e servir como fonte energetica para as celulas do sistema imune presentes no intestino se multiplicarem.

Como grande parte da glutamina (cerca de eighty%) e produzida pelo organismo, ela e classificada como um aminoacido nao essencial. Ja os outros twenty% vem da alimentacao, por meio do consumo de proteinas (carne, frango, leite, ovo, leguminosas), garantindo quantidades necessarias para que todas essas funcoes sejam cumpridas.

Para que a glutamina e indicada?
Apesar de bastante procurada pela turma que pratica exercicio fisico devido a ideia de que ela potencializaria o sistema imunologico, o aumento de massa magra e o desempenho nos exercicios, nao existem evidencias cientificas que confirmem esses beneficios para uma pessoa saudavel ou mesmo esportistas de esportes de longa duracao (como corrida, triatlo e ciclismo), em que a atividade fisica prolongada afeta a imunidade.

Um dos trabalhos que reforca isso e uma revisao de twenty five pesquisas publicada no European Journal of Clinical Nourishment. A conclusao da analise mostra que suplementar a glutamina nao melhora o sistema imunologico, nem a composicao corporal de atletas e tambem nao influencia no desempenho aerobico.

Provavelmente, isso acontece por conta da producao suficiente dos estoques do aminoacido no organismo que corpo durante o periodo descanso, quando o corpo reestabelece suas funcoes.

Por outro lado, outros estudos mostram que o suplemento pode apresentar beneficios na imunidade de atletas com quadros de overtraining —quando ha um excesso de treino maior do que o corpo consegue se recuperar. Mesmo assim, a glutamina apenas contribuiria para melhorar a resposta imunologica, mas nao seria suficiente para devolver o atleta para as atividades.

A suplementacao desse aminoacido tambem e indicada para pacientes com quadros de catabolismo severo (perda de massa magra), como acontece em pacientes com queimaduras graves, que realizaram cirurgias grandes ou tem alguns tipos de most cancers. Nesses casos, a glutamina e ministrada no healthcare facility by way of oral em doses elevadas ou endovenosa.

Como tomar glutamina?
Se voce optar por consumir a glutamina mesmo sabendo que ela nao traz beneficios para a pratica esportiva e a melhora da imunidade em pessoas saudaveis, pode comprar o suplemento em po ou em capsulas. Ele pode ser consumido com agua ou misturado a algum outro tipo de bebida, como sucos e isotonicos. Assim como qualquer suplemento, a glutamina deve ser ingerida sob orientacao de um nutricionista.

Quanto devo consumir?
Devido a ausencia de comprovacao dos beneficios da glutamina para pessoas saudaveis, nao existe uma recomendacao diaria definida pela Anvisa (Agencia Nacional de Vigilancia Sanitaria). Por isso e importante consumi-la apenas sob recomendacao de um profissional especializado, sendo que a dose indicada desse tipo de suplemento pode variar entre five g e twenty g por dia.

E melhor tomar antes ou depois do treino?
Alguns nutricionistas indicam consumir o suplemento apos os exercicios ou a noite, momento em que o corpo vai trabalhar no reparo dos tecidos e na recuperacao das diversas funcoes do organismo.

Tem efeitos colaterais?
Trabalhos publicados pela USP (Universidade de Sao Paulo) mostram que o consumo cronico de glutamina e em grandes doses pode levar a um quadro de resistencia a insulina, que se assemelha a diabetic issues tipo 2. Alem disso, o consumo prolongado do suplemento pode diminuir a producao normal de glutamina pelo organismo, ja que o corpo percebe que nao precisa "gastar esforcos" para fabricar a substancia —mas essa producao volta ao usual um tempo apos a suplementacao ser interrompida.

Quem nao pode tomar?
Por precaucao, a Anvisa nao recomenda o consumo de glutamina por menores de eighteen anos, gestantes e mulheres que estao amamentando. Alem disso, o suplemento nao deve ser consumido por pessoas sedentarias, afinal, nao ha motivos para investir no suplemento caso seja um individuo saudavel.

Quais os perigos do excesso de glutamina?
Alem da possibilidade de desenvolver um quadro de resistencia a insulina, consumir doses excedentes de glutamina pode levar a sobrecarga renal como qualquer outro suplemento de proteina. Dai a importancia de se consultar com um nutricionista esportivo para avaliar an actual necessidade de consumi-la.

Glutamina melhora o resultado na musculacao?
Nao. Como ja falamos, ate o momento nenhum estudo relevante mostrou que a glutamina aumenta o desempenho na atividade fisica. Apesar de esse aminoacido participar do processo de sintese proteica que repara tecidos e leva a construcao de fibras musculares, nao ha comprovacao cientifica de que a suplementacao do aminoacido otimize esse processo em pessoas saudaveis, nem contribui para o ganho de forca ou para um melhor desempenho no esporte. Nesse caso, seria preferivel aumentar o consumo de proteina, que agrega varios outros aminoacidos.

Glutamina tem sabor? O gosto e ruim?
Em geral, esse tipo de suplemento nao possui sabor na forma isolada, permitindo que seja facilmente misturado a outras bebidas. No entanto, algumas marcas saborizam o produto para deixa-lo mais palatavel.

Glutamina tem gluten?
Por se tratar de um aminoacido derivado da proteina, a glutamina nao possui gluten. No entanto, ela pode sofrer contaminacao cruzada caso seja processada em equipamentos que fabricam e embalam outros produtos com gluten. Por isso fique de olho nos rotulos.

Tem acucar ou carboidrato? Tem calorias?
A glutamina na forma isolada nao possui acucar, nem carboidrato e, geralmente, e baixissima em calorias. Mas, caso o fabricante acrescente sabor e acucar para torna-la uma bebida mais agradavel, com certeza esses numeros vao subir um pouco.

Faz emagrecer?
Esse aminoacido nao tem funcao termogenica no organismo, ou seja, nao acelera o metabolismo, nem a queima de gordura. No entanto, pessoas que usaram o suplemento tiveram uma pequena reducao de peso segundo a revisao de estudos publicada no European Journal of Scientific Nutrition, apesar de nao terem sua composicao corporal alterada, o que sugere que ocorreu uma perda tanto gordura quanto de massa magra. Dessa maneira, mais estudos precisam ser realizados para entender esse mecanismo. l glutamina pdf E o suplemento nao deve ser consumido com a proposta de emagrecimento.

Faz crescer ou cair cabelo?
Nao existe nenhuma relacao entre o consumo de glutamina com possiveis efeitos nos fios de cabelo, seja para estimular seu crescimento ou acelerar o processo de queda.

Glutamina engorda?
Por se tratar de aminoacidos e nao conter acucar quando isolado, o suplemento de glutamina nao soma caloria na sua dieta, portanto, nao engorda. No entanto, seu consumo cronico e em doses altas pode levar a um quadro de resistencia a insulina, deixando o corpo mais propenso a acumular gordura.

Quem tem diabetic issues ou amamenta pode toma-la?
Pacientes com diabetes devem consultar um medico e um nutricionista antes de ingerir o suplemento, devido a possibilidade do seu consumo levar a um quadro resistencia a insulina, que se assemelha ao diabetes tipo two, o que poderia piorar o quadro. Alem disso, a Anvisa nao recomenda que gravidas ou mulheres que amamentam consumam o suplemento. Mas, em casos de gestantes com o sistema imunologico fragilizado isso pode ser reavaliado pelo corpo medico ou nutricionista, ja que o suplemento funciona como nutriente para o sistema imune.

Fontes: Joao Felipe Mota, professor doutor da UFG (Universidade Federal de Goias e coordenador do Labince (Laboratorio de Investigacao em Nutricao Clinica e Esportiva); Antonio Herbert Lancha Junior, coordenador do Laboratorio de Nutricao e Metabolismo da Escola de Educacao Fisica e Esporte da USP (Universidade de Sao Paulo); Matheus Meneguzzi Brambilla nutricionista especialista em nutricao esportiva, de l glutamine Sao Paulo (SP).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *